A andropausa é uma condição associada à diminuição de hormônios masculinos, especialmente a testosterona, após os 50 anos de idade. Embora seja semelhante à menopausa, fenômeno que acomete as mulheres mais velhas, é importante destacar as principais diferenças entre as duas condições.
Enquanto as mulheres estão cientes de que um dia entrarão na menopausa, muitos homens desconhecem a andropausa, responsável pelo declínio de seus hormônios sexuais. Por isso, é importante que fontes de informação sejam divulgadas, para que a população masculina entenda, a princípio, o que pode ocorrer em seu corpo.
Abaixo, saiba quais são as causas, sintomas e tratamentos para a andropausa.
Andropausa X Menopausa
Diferentemente da menopausa, em que os sintomas são repentinos, na andropausa, eles surgem de forma lenta e gradual. Desse modo, ao perceber mínimas alterações em seu corpo e/ou no desejo sexual, os homens tendem a relevar e não procuram ajuda médica, o que pode piorar o quadro.
Além disso, outra diferença significativa é que, diferentemente das mulheres mais velhas que têm dificuldade para engravidar, os homens, durante a andropausa, não sentem o mesmo problema. No caso deles, é possível gerar filhos praticamente durante toda a vida, desconsiderando casos de infertilidade ou outros problemas graves de saúde.
No entanto, para que ambas as condições sejam comparadas, também existem semelhanças entre elas. A famosa “crise da meia-idade”, por exemplo, bem como outras variações psicológicas e emocionais, são frequentemente notadas em ambos os sexos. Assim como na puberdade, quando as pessoas percebem alterações em seu corpo, ocorre o mesmo tanto na andropausa, quanto na menopausa.
Quais são as causas da andropausa?
A diminuição da testosterona é a principal causa do início da andropausa. No entanto, à medida que os homens envelhecem, não apenas o corpo começa a produzir menos testosterona, mas também os níveis de outro hormônio, chamado globulina de ligação do hormônio sexual (SHBG), que extrai a testosterona utilizável do sangue, começam a aumentar.
E isso, consequentemente, pode causar várias mudanças físicas, e possivelmente mentais nos homens, como alterações de humor ou fadiga. Além disso, anormalidade nos testículos e deficiência na hipófise ou hipotálamo também estão associadas à condição.
Quais são os sintomas da andropausa?
Embora os sintomas possam variar de pessoa para pessoa, os mais comuns incluem:
- Baixa energia;
- Tristeza injustificada;
- Falta de motivação;
- Autoconfiança reduzida;
- Dificuldade de concentração;
- Insônia ou dificuldade para dormir;
- Aumento da gordura corporal;
- Sensação de fraqueza física;
- Ginecomastia;
- Disfunção erétil;
- Libido reduzida;
- Ondas de calor;
- Irritabilidade constante.
Vale ressaltar também que as complicações associadas à andropausa incluem um risco elevado de problemas cardiovasculares e osteoporose. Por isso, o acompanhamento médico é imprescindível.
Quais são os tratamentos para a andropausa?
A substituição da testosterona no sangue é o tratamento mais comum para homens que sofrem de andropausa, e inclui adesivos para a pele, cápsulas, géis e injeções, o que alivia os sintomas e ajuda a melhorar a qualidade de vida em muitos casos.
Além disso, é importante que o paciente esteja disposto a modificar seus hábitos de vida. Afinal, hábitos pouco saudáveis potencializam os sintomas da andropausa. Assim, deve-se:
- Realizar atividades físicas regularmente;
- Buscar formas de reduzir o estresse;
- Manter uma alimentação adequada, com boa ingestão de fibras e nutrientes.
Conheça a UROS
Criada em 2014, a UROS é uma clínica de atendimento em Urologia, Oncologia, Cirurgia Robótica e Medicina Sexual. Localizada na Asa Norte, oferece aos seus pacientes um espaço amplo, aconchegante e confortável, buscando o melhor atendimento possível. Agende sua consulta em Brasília.